Na história da instituição

UMA BREVE HISTÓRIA

MAIS DE 80 ANOS DE HISTÓRIA​

Há mais de oito décadas, nosso colégio tem sido um farol da excelência educacional. Nossa história é repleta de realizações notáveis, mas estamos focados no que ainda está por vir.

No coração de nossa instituição estão nossos professores altamente qualificados, cuja paixão pelo ensino inspira uma nova geração de líderes.

Acreditamos que a verdadeira transformação começa com a educação e, por isso, dedicamos todos os dias a criar um ambiente perfeito para a aprendizagem.

UmA BREVE HIStória

MAIS DE 80 ANOS DE HISTÓRIA

Há mais de oito décadas, nosso colégio tem sido um farol da excelência educacional. Nossa história é repleta de realizações notáveis, mas estamos focados no que ainda está por vir.

No coração de nossa instituição estão nossos professores altamente qualificados, cuja paixão pelo ensino inspira uma nova geração de líderes.

Acreditamos que a verdadeira transformação começa com a educação e, por isso, dedicamos todos os dias a criar um ambiente perfeito para a aprendizagem.

Em 1932, ao chegar, percebeu que o município enfrentava atraso econômico e carência na educação, com falta de escolas secundárias e superiores.
A maioria das crianças recebia uma educação primária precária.

Chegaram a Santo Antônio as esperadas Irmãs: Maria Theophora Kr-zonkalla, Maria Genoveva Sinder-mann e Maria Gonçalva Riedel, que assumiram o hospital São Luiz do Dr. Mário Espíndola.

Estando o prédio do Colégio ainda em fase de construção, Madre Theophora Krzonkalla
e Irmã Maria Diethilde Mosler e as candidatas Lidia Back e Othília Kurtz deram início às atividades escolares, em 1° de março, no salão paroquial.

Em 06 de outubro de 1940, foi inaugurado o prédio do Colégio Santa Teresinha, sonho ousado de ilustres educadores, cidadãos patrulhenses que puderam ver concretizada a obra, que continua hoje educando crianças, adolescentes e jovens.

A IMPORTÂNCIA DE

Wunibaldo Backes

Wunibaldo Backes, natural de Santa Cruz do Sul, nasceu em 23 de outubro de 1902 e foi ordenado sacerdote em 10 de agosto de 1927. Suas duas passagens por Santo Antônio da Patrulha, entre 1932 e 1942, e posteriormente, entre 1944 e 1954, deixaram marcas profundas e históricas que jamais serão esquecidas. Homem empreendedor, possuía uma visão à frente de seu tempo. Apesar de sua função como pastor da Igreja, dedicou-se não apenas à vida espiritual, mas também à preocupação com a situação sócio-econômica da comunidade.

Quando chegou em 1932, deparou-se com um município em atraso econômico e uma situação educacional preocupante. Havia escassez de recursos e de instituições de ensino secundário e superior. A maioria das crianças frequentava um ensino primário irregular e deficiente. Entendendo a importância da educação como propulsora do desenvolvimento comunitário, empreendeu a fundação do Colégio Paroquial em 1933, inicialmente frequentado somente por meninos. Com o passar dos anos, percebeu a necessidade de uma educação aprimorada para as meninas, o que o levou a trazer as Irmãs Escolares de Nossa Senhora para Santo Antônio e fundar, em 1940, o Colégio Santa Teresinha, encerrando assim o ciclo do Colégio Paroquial.

Seu legado é tangível em nossa vida diária, evidenciado pelo Colégio Santa Teresinha, a Casa Canônica, o antigo Salão Paroquial, os muros e escadarias da Matriz, a Via-Sacra, o Altar-mor e a imagem de Santo Antônio no interior da Igreja. No interior do município, realizou inúmeras construções e reformas de igrejas, salões e escolas. Porém, seu maior legado foi seu exemplo de humildade, bondade e firmeza, orientando e mostrando o caminho da fé cristã com palavras amigáveis a todos que o procuravam.

O trabalho do Padre Wunibaldo em Santo Antônio da Patrulha foi de inegável importância, representando um verdadeiro renascimento econômico, cultural e religioso. Em reconhecimento, foi honrado em 1º de abril de 1951 com o título de “Cônego Honorário” pela Arquidiocese de Porto Alegre. Em 1965, a Câmara Municipal concedeu-lhe o título de Cidadão Patrulhense. Faleceu em sua cidade natal em 18 de março de 1996.

img102
FOTOGRAFIAS QUE ESTÃO NA NOSSA HiSTÓRIA

Metamorfose Educacional:
O Caminho de um colégio singelo para um complexo estudantil​

Praça dos Açores

Por meio da atuação e preocupação com a tranquilidade das irmãs e estudantes do Colégio Santa Teresinha, o Padre Wunibaldo Backes e o então Prefeito Sr. João Marques de Moraes, optam por transformar a área em frente ao colégio em uma praça.

A porção localizada nos fundos, onde estava situada a antiga Administração, pertencia à Prefeitura, enquanto a porção em frente ao Colégio era de propriedade do Dr. Mário Espíndola. Este último concordou em trocar sua porção por um terreno de igual dimensão logo atrás do Salão Paroquial.

Referência de texto e imagens: Compilado do texto de Jaime Nestor Müller, do livro Ruas de Santo Antônio da Patrulha, vol. V.
Fotos: Museu Caldas Júnior, Fernando Lauck, Ana Rosa Collar, Marilda Lopes Bitencourt, Roberto Cardoso Ramos, Jaime Müller, do livro Reminiscências de Minha terra- Juca Maciel, do livro Stº Antº da Patrulha nas Memórias do Padre Wunibaldo e Revista do Colégio Santa Teresinha.

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.